Mensuração de Desempenho de Processos Operacionais em Empreendimentos Hoteleiros: Aplicação de Custeio e Gestão Baseados em Atividade - 2004
Autor: Fernando César Rinaldi
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Ciências Contábeis e Atuariais
Orientador: Paulo Roberto da Silva
Banca Examinadora: Diogo Toledo do Nascimento; João Carlos Hopp; Paulo Roberto da Silva
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da mensuração de desempenho dos processos operacionais na área hoteleira, orientada para a competitividade e excelência de classe mundial, utilizado como instrumento para a melhoria contínua e eliminação de desperdícios. De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, houve um aumento na oferta de novos apartamentos em todas as regiões do Brasil, resultando em maior concorrência entre os hotéis. Essa crescente competitividade ocasionou mudanças no padrão de qualidade dos produtos e serviços hoteleiros. Para continuar existindo, as empresas estão reorganizando e reestruturando seus processos para atender às necessidades do mercado e clientes cada vez mais exigentes. Os empreendimentos hoteleiros passaram a necessitar de meios que consigam avaliar com mais precisão o custo dos seus processos e das suas atividades. A proposta é a utilização da metodologia de custeio e gestão baseados em atividade, buscando responder: Como identificar e mensurar, adequadamente, num empreendimento hoteleiro, os recursos que são consumidos nos processos de hospedagem, alimentos, bebidas e eventos; Como obter a melhoria contínua e a eliminação de desperdícios nas atividades identificadas nesses processos. Palavras - chave: Atividades, Desempenho, Competitividade
Redes Sociais