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<b>Autor: </b>Cláudia do Carmo de Stefani - <b>Instituição: </b>Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Regionalização e Gestão Territorial: O Turismo na Região Metropolitana de Curitiba - PR - 2006

Autor: Cláudia do Carmo de Stefani

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Nome do Curso: Gestão Urbana

Orientador: Fábio Duarte de Araújo Silva

Banca Examinadora: Miguel Bahl

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Neste trabalho serão discutidas esferas de gestão territorial de atividades econômicas que desafiam as unidades político-administrativas. O estudo leva em consideração conceitos e metodologias aplicadas como forma eficiente de gestão do território, a partir de um eixo específico de desenvolvimento socioeconômico: neste estudo, o desenvolvimento turístico na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Estado do Paraná. Sendo assim, o objetivo geral é analisar os critérios de regionalização do turismo adotados no Paraná, confrontando os dados da RMC com a teoria do espaço turístico. O planejamento da atividade turística deve levar em consideração o entendimento da interdisciplinaridade e características do setor. O consumo do espaço, como fator de produção incondicional do turismo, pode causar impactos econômicos, sociais e culturais na localidade receptora. Sendo assim, com o intuito de qualificar e diversificar a oferta, o Ministério do Turismo lançou o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que tem foco no desenvolvimento regional por meio da atividade turística. Cada estado é responsável por elaborar a própria metodologia de identificação de regiões turísticas. No Paraná, a regionalização está baseada na divisão político-administrativa, e os critérios que levaram à formação dessas regiões compõem o que se chama aqui de indicador de regionalização. A teoria do espaço turístico tem como base a afirmação de que as regiões turísticas não existem, pois o conceito de região pressupõe um território contínuo e homogêneo, o que não acontece ao se relacionar o turismo com a divisão político-administrativa do estado. A análise parte da elaboração de um gráfico de dispersão que relaciona o potencial turístico e a infra-estrutura turística dos municípios da RMC, baseados nos critérios valorados pelo governo estadual. Observa-se, então, que alguns dos critérios para a identificação das regiões turísticas não correspondem à realidade de cada município em relação à sua importância no turismo da RMC. Ou seja, os resultados da análise demonstram que a gestão territorial a partir da teoria do espaço turístico pode ser uma alternativa para melhor alocação dos recursos financeiros e possível implantação de um cluster turístico que envolva municípios da RMC e litoral paranaense. Palavras - chave: Espaço Turístico; Gestão Territorial; Regionalização do Turismo

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