Viagens no mar - de um lugar ao não-lugar: análise do discurso de panfletos de turismo
Autor: Corinne Rose Marie Françoise Schmitt Vieira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Língua Portuguesa
Orientador: Profa. Dra. Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli
Banca Examinadora:
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Resumo:
Estudo sobre os recursos argumentativos que possibilitam ao enunciador publicitário agradar e persuadir um público variado do ponto de vista etário, gênero e funções profissionais ou sociais, através da relação do sincretismo discursivo com tal persuasão. Analisa os catálogos publicitários de turismo em cruzeiros marítimos pela costa brasileira. Tem como objetivos verificar como se manifesta estrutura e discursivamente o sincretismo verbo-visual; examinar como a linguagem publicitária escrita cria simulacros que transformam a realidade em lugar utópico - o não lugar dos problemas do cotidiano - e como este responde ao imaginário coletivo; descrever quais mecanismos semio-lingüístico-axiológicos caracterizam a enunciação persuasiva. O referencial teórico utilizado constou de dados da semiótica discursiva, sociossemiótica e da gramática, tanto normativa quanto funcional. Conclui que a enunciação nesta publicidade norteia-se pelo que se convencionou chamar de espírito pós-moderno, pois, explorando a globalização vs. individualização e pluriculturalismo, enfatiza a conjugação do sensível com o inteligível, assim como o uso do sincretismo para, segundo o dito popular, sem estar nem tanto ao mar, nem tanto a terra, conseguir fazer crer no equilíbrio do dever prazeroso do trabalho com o devido prazer do lazer.
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