Imagens do Brasil - Estudo das estratégias discursivas adotadas por guias de viage estrangeiros
Autor: Cíntia Beatrice Matos da Costa Michelini
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Nome do Curso:
Orientador: Profa. Dra. Leda Tenório da Motta
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A imagem turística de uma localidade possui um papel relevante como um dos fatores que influem na decisão da escolha de um destino, sendo uma das variáveis que influenciam os fluxos de turistas em direção a um país. Os guias de viagem, dentre todas as referências utilizadas pelo circuito de divulgação turística, são o maior foco de difusão dessas imagens, capazes de suscitar o desejo dos turistas em relação a um local. Este trabalho tem por objetivo pesquisar, através da análise do discurso, a maneira como o Brasil é apresentado no guias de viagem, além de observar a semelhança existente entre estes e os antigos relatos de viajantes que estiveram no país. Afinal os olhares externos ao país foram, muitas vezes, responsáveis por conceitos pré-estabelecidos e estereótipos disseminados pelo mundo inteiro. A escolha do corpus, que é composto pela última edição dos guias Lonely Planet, Footprint Handbook e Fodor's, deve-se ao seu posicionamento e credibilidade no mercado. As análises suscitaram algumas questões tais como: qual o enfoque mais utilizado, quais as temáticas mais exploradas, e que imagem do Brasil resulta desse recorte.
Redes Sociais