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<b>Autor: </b>Gabriela Nicolau Santos - <b>Instituição: </b>Universidade Estadual de Santa Cruz -Parceriaria UESC/UFBA

Turismo e Cultura Popular:Danças e Folguedos de Laranjeiras como Atrativos Diferenciais do Turismo em Sergipe - 2006

Autor: Gabriela Nicolau Santos

Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz -Parceriaria UESC/UFBA

Nome do Curso: Cultura & Turismo

Orientador: Natanael Reis Bomfim

Banca Examinadora: Carlos Alberto de Oliveira

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O município de Laranjeiras, localizado na zona central do Estado de Sergipe, apresenta ainda hoje uma série de documentos ou bens culturais que registram seu passado refulgente. Dentre estes estão as manifestações culturais populares, como os dezenove grupos de danças e os folguedos folclóricos, frutos incontestes da hibridação cultural de diferentes etnias que se fizeram presentes no processo de ocupação e colonização do território em meados do século XVII. Há, por detrás da beleza e da plasticidade destas danças e folguedos históricos, no entanto, uma série de significados e funções sociais relevantes, nem sempre ou dificilmente apreendidos por meio da apresentação do grupo. O objetivo deste trabalho está ligado a esta percepção e também àquela que revelou, por meio de visitas ao município e entrevistas com os brincantes, as principais dificuldades sentidas por seus agentes para a manutenção dos grupos. Com um sentimento de pesar menor do que o sentido por alguns pesquisadores, os brincantes vivenciam as mudanças nas suas manifestações resultantes do contexto sociocultural maior onde estão inseridas e das apropriações e dos conflitos entre diferentes agentes sociais. Danças e folguedos antes associados umbilicalmente com tradições religiosas e festas inter-grupais passam gradativamente a apresentarem-se para públicos desconhecidos e diante de cenários diferentes dos espaços habitualmente utilizados para a ocorrência dos mesmos. O encontro das manifestações culturais populares com o turismo pode ser uma ferramenta para a melhoria das condições de vida dos brincantes. A presença das danças e dos folguedos poderia ser objeto de aprendizado para o turista. Estratégias de educação patrimonial podem ser os fios condutores desta união. Palavras - chave: Cultura Popular, Turismo, Educação Patrimonial

 

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