Projeto de Serviço para Empresas de Turismo na Internet: Um Estudo de Casos - 2003
Autor: Marcelo Pereira Barbosa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nome do Curso: Administração
Orientador: Kleber Fossati Figueiredo
Banca Examinadora: Cesar Gonçalves Neto; Kleber Fossati Figueiredo; Valdecy Faria Leite
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivos verificar se empresas de turismo na internet adotam algum modelo de projeto de serviço e caso não adotem, porque não o fazem e quais seriam as vantagens de fazerem. Além disso, avaliar se faz sentido propor um modelo de projeto de serviço para esse tipo de empresa. O modelo proposto baseou-se na revisão de literatura de modelos de projeto de serviço para empresas no mundo real, além do levantamento de informações e características peculiares da prestação de serviço via internet. O estudo dos casos foi baseado no modelo proposto e as entrevistas foram elaboradas e realizadas a fim de identificar quais ações e etapas as empresas realizavam mesmo que intuitivamente. Percebeu-se que as empresa não seguem nenhum modelo formal de projeto de serviço, mas realizam etapas com um nível razoável de performance, apesar de ser de forma não estruturada já que há um desconhecimento de tais modelos. Palavras - chave: Service Design; Turismo
Redes Sociais