As Relações Públicas em Organizações do Setor Turístico: Uma Visão de Gestores da Cidade de Londrina-PR - 2006
Autor: Thais Soares
Instituição: Universidade do Vale do Itajaí
Nome do Curso: Turismo e Hotelaria
Orientador: Maria José Barbosa de Souza
Banca Examinadora:
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Resumo:
Apresenta um estudo multi-casos sobre a visão de gestores do setor turístico, de uma determinada localidade, em relação à gestão eficaz do relacionamento das organizações turísticas contemporâneas com seus grupos de interesse (stakeholders), para conquista de melhores resultados corporativos com ênfase no uso estratégico das ações de Relações Públicas. Caracteriza a necessidade das empresas em implantarem uma administração voltada para conquista da boa vontade da opinião pública e de estabelecer relacionamentos positivos e confiáveis com seus públicos e defende a adequação do setor turístico a esta constituição organizacional. O estudo teve como base a literatura existente no campo do Turismo, da Comunicação Empresarial, Administração Estratégica, Marketing e Relações Públicas. A coleta de dados deu-se por meio da técnica de auditoria de opinião, em uma amostra intencional que contemplou 12 organizações do setor turístico da cidade de Londrina-PR, dentre elas, agências de turismo, hotéis e organizações de caráter público e associativo do setor. Direcionada por um questionário semi-estruturado disponibilizou resultados quantitativos e qualitativos da realidade vivida pelos gestores investigados e suas organizações, nos meses de julho e agosto de 2004. Os resultados foram interpretados à luz da teoria descrita, no referencial teórico, a respeito do papel estratégico que as Relações Públicas têm ocupado no contexto mercadológico e corporativo das organizações e reforçou o problema de pesquisa proposto, que se baseou no uso equivocado das técnicas e princípios de Relações Públicas dentro das organizações do setor turístico. Palavras-chave: Organizações Turísticas; Comunicação Empresarial; Grupos de Interesse; Relações Públicas; Turismo
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