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<b>Autor: </b>Márcio Antônio Leal Costa - <b>Instituição: </b>Universidade Estadual de Santa Cruz - Parceria UESC/UFBA

Segmentação do Mercado Turístico: O Caso do Destino Brasil - 2006

Autor: Márcio Antônio Leal Costa

Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz - Parceria UESC/UFBA

Nome do Curso: Cultura & Turismo

Orientador: José Manoel Gonçalves Gândara

Banca Examinadora: Gustavo Pereira da Cruz

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A atividade turística destaca-se pela intensidade e qualidade dos resultados proporcionados ao desenvolvimento sustentável das sociedades modernas, o qual tem como princípio garantir acesso futuro aos atuais recursos econômicos, ambientais e culturais. Desenvolve-se objetivando plena satisfação dos desejos e necessidades dos autóctones e visitantes conjugada aos princípios de sustentabilidade. O marketing para destinos turísticos posiciona-se como filosofia e técnica administrativa que contribuirá na planificação e implementação desses objetivos. Fundamenta que o destino deve definir seus objetivos com a exploração da atividade turística e que ajustar o perfil da demanda às características destes é fator estratégico para a sustentabilidade. A oferta turística baseia-se em destinos e produtos representativos das peculiaridades culturais, ambientais e sociais da localidade. A demanda sofre múltiplas influências intrínsecas e extrínsecas ao visitante e ao destino tornando-a diversificada. O comportamento do consumidor está caracterizado por elevado nível de consciência e exigência qualitativa, almejando experimentações de convivências culturais, sociais e ambientais nas comunidades visitadas. Contextualizando à realidade do Brasil enquanto destino turístico, esta pesquisa analisa a oferta turística brasileira e propõe possibilidades de segmentação do mercado consumidor internacional. É um estudo dos princípios mercadológicos aplicados à busca da sinergia entre a oferta dos destinos brasileiros à demanda turística internacional, visando desenvolvimento sustentável. Através de estudos teórico-documental, descritivo e experimental, considerou que priorizar as bases “Objetivos da viagem” e “Comportamental” á a forma mais adequada de segmentação do mercado consumidor em turismo. Palavras - chave: Atividade Turística, Marketing, Segmentação de Mercado

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