Turismo de Incentivo: Eventos e Viagens como Premiação no Brasil - 2006
Autor: Vanessa Helena Souza Martin
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Ciências da Comunicação
Orientador: Beatriz Helena Gelas Lage
Banca Examinadora: Débora Cordeiro Braga, Lívia Maria Armentano Koenigstein Zago
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo principal conhecer em profundidade, e cientificamente, a complexidade da viagem de incentivo no Brasil, uma das formas de premiação oferecida aos participantes das campanhas de incentivo empresariais. Como se trata de um instrumento do marketing promocional que começou a ser utilizado há muito pouco tempo no país, a bibliografia nacional existente é escassa. Por isso, este estudo foi embasado na pesquisa qualitativa, através de entrevistas realizadas junto a profissionais do mercado. Além de levantar as conceituações básicas, a pesquisa também descobriu que existem no mercado vários tipos de viagens (entregues aos ganhadores como uma das premiação de campanhas de incentivo) e que são confundidas por profissionais e por clientes como se fossem um único tipo, embora possuam características diferenciadas entre si. Apesar de não haver estatísticas oficiais que comprovem o potencial do turismo de incentivo no Brasil, as entrevistas realizadas apontam para um crescimento impar nos últimos 5 anos e que ainda não mostra sinais de arrefecimento. E a procura crescente por esta forma de premiação tem estimulado a profissionalização de todos os fornecedores turísticos envolvidos, cuja conseqüência imediata e a melhoria da qualidade da viagem de incentivo. Palavras - chave: Turismo de Incentivo, Mercado Turístico, Marketing
Redes Sociais