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<b>Autor: </b>José Walter Teles Chou - <b>Instituição: </b>Fundação Universidade Federal de Sergipe

Intervenções Arquitetônicas na Formação de Produtos Turísticos - 2006

Autor: José Walter Teles Chou

Instituição: Fundação Universidade Federal de Sergipe

Nome do Curso: Desenvolvimento e Meio Ambiente

Orientador: José Roberto de Lima Andrade

Banca Examinadora: José Manoel Gonçalves Gândara

Biblioteca Depositária:

Resumo:

As intervenções arquitetônicas contribuem para a formação das imagens mentais que os indivíduos (usuários) constroem em suas relações cotidianas no espaço das cidades. Estas intervenções arquitetônicas não precisam, necessariamente, ser determinadas por usos e/ou serviços turísticos para que se conformem elementos atrativos na paisagem em que se inserem. A observação de algumas destinações turísticas no Brasil e no exterior aponta que as intervenções dadas na pós-modernidade têm influenciado diretamente na qualidade das imagens mentais sobre as destinações. Seja pelo fortalecimento de atributos já consolidados no imaginário do consumidor em turismo ou pelo empobrecimento da imagem, principalmente quando as imagens não constituem um conjunto coerente com a paisagem da destinação. Deste modo, as intervenções arquitetônicas também podem compor novos marcos na paisagem já consolidada, aumentando seu poder de atratividade. As informações percebidas são comumente apresentadas sob a forma de imagens fotográficas, amplamente utilizadas na comunicação de determinadas qualidades sócio-ambientais ou econômicas – geralmente associado à inovação no uso de tecnologia de ponta. Porém, com a massificação das viagens, nota-se a padronização dos serviços e equipamentos relacionados ao atendimento do consumidor em turismo. De modo geral, as imagens comunicadas das destinações turísticas têm-se tornado semelhantes, pois há uma tendência de apoiar o desenho das novas intervenções nos modos das intervenções que as antecederam. A reprodução de modos de intervir no espaço tem ao empobrecimento das paisagens principalmente nas destinações em desenvolvimento, onde a identidade ainda está em formação no imaginário dos seus usuários. Como garantir a satisfação do consumidor em turismo é indispensável para o sucesso de qualquer destinação turística, busca-se na padronização dos serviços e equipamentos uma qualidade no atendimento das demandas, mesmo que esta padronização possa sinalizar o empobrecimento relativo a construção da paisagem, fortalecimento das identidades e do patrimônio local. Observou-se que as intervenções arquitetônicas que têm sido planejadas de acordo com as paisagens natural, urbana e humana das cidades nas quais se inserem, independente dos usos que lhe são atribuídos, podem se estabelecer no espaço da destinação turística como atrativos, agregando valor ao produto final. Palavras - chave: Turismo, Arquitetura, Meio Ambiente

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