A qualidade na prestação de serviços turísticos
Autor: José Roberto Yasoshima
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Mestrado em Ciências da Comunicação
Orientador: Profa. Dra. Beatriz Helena Gelas Lage
Banca Examinadora:
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Resumo:
Trata da qualidade do fornecimento dos serviços turísticos, levando em consideração as características do setor de serviços, as peculiaridades do produto turístico e os sistemas de qualidade adotados pelas empresas do setor de serviços. Delimita o tempo compreendido entre o período de 1990 a 1997. Forma uma coletânea de aproximadamente três mil informações de jornais e revistas nacionais e estrangeiros, que foram consultados na elaboração do trabalho. O embasamento teórico foi feito a partir de uma correlata que trata do setor de serviços e da qualidade, relacionada com outros setores da economia adaptados aos serviços turísticos. Oferece uma aplicação prática de casos e políticas de qualidade específicos na prestação de serviços turísticos, adotados por empresas de reconhecida capacidade. Conclui, dentre outros aspectos, que a atividade turística não permite a improvisação e a falta de qualidade na prestação dos serviços. Neste sentido, a empresa de turismo deve passar de uma constatação de qualidade para uma gestão de qualidade, depois de ter elaborado uma política de qualidade.
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