Segmentação e Comportamento de Compra dos Idosos: Um Estudo do Segmento de Turismo
Autor: Daniela Marcello Pupim
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Nome do Curso: Administração
Orientador: Renato Zancan Marchetti
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
O comportamento de compra dos idosos compradores de pacotes turísticos é o tema central dessa dissertação, que tem como objetivo principal descrever quais os fatores socioculturais, interpessoais, psicológicos e individuais que influenciam o comportamento de compra de pacotes turísticos por parte dos consumidores com mais de 60 anos em Curitiba. O trabalho aborda todos os processos de compra que vão desde a motivação até a ação, a segmentação do mercado turístico e dos idosos e o consumidor da terceira idade. Foi realizada uma pesquisa com consumidores idosos heterogêneos. Foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes sexo, idade, aposentadoria, estrato sócio-econômico, educação, profissão e as variáveis dependentes que identificaram as cinco fases do processo de compra. Demonstrando serem essas as variáveis que melhor descrevem as diferenças de comportamento dos grupos de idosos na compra de pacotes turísticos. Ainda, agrupou-se as variáveis motivacionais da viagem em cinco dimensões principais que descrevem por que os idosos compram seus pacotes turísticos. Por último, através da análise de conglomerados, segmentou-se esse mercado em quatro grupos: dispostos amantes da diversão, interessados em conhecimento, ecléticos ligados à história e artes e sossegados amantes do repouso.
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