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<b>Autor: </b>Valentina Gomes Haensel Schmitt - <b>Instituição: </b>Universidade Federal de Santa Catarina

Comportamento do Turista Estrangeiro em Florianópolis - 2006

Autor: Valentina Gomes Haensel Schmitt

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

Nome do Curso: Administração

Orientador: Paulo Cesar da Cunha Maya

Banca Examinadora: Rolando Beulke

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O estudo teve por objetivo analisar o comportamento de consumo do turista estrangeiro Florianópolis, no período compreendido entre os meses de maio a junho de 2006. As variáveis utilizadas para a análise foram: o turista estrangeiro, as características do comportamento de consumo, as determinantes individuais do comportamento de consumo e os elementos do produto turístico. O estudo teve como dimensão temporal o corte transversal. A população estudada representa a demanda de turistas estrangeiros da cidade de Florianópolis, no ano de 2006, sendo a amostra de 204 indivíduos. Revelou-se que o elemento do produto turístico de Florianópolis, que representa maior volume de gastos do turista é a hospedagem, com e o valor médio total de U$ 106,70/dia – equivalente no período a R$234,80. O pagamento em espécie seguido do cartão de crédito da bandeira Visa, foram os mais utilizados. Quanto a freqüência anual das viagens, os entrevistados apontaram duas vezes ao ano, em sua maioria. Há a predominância de períodos de visitações de 4 a 7 dias (44,6%). Paralelamente, existe a predominância de escolha pela visitação de demais cidades brasileiras (59,8%). Constatou-se que 56,4% dos respondentes não haviam visitado Florianópolis anteriormente e apenas 36,8% já haviam visitado outra capital brasileira situada no litoral. A cidade do Rio de janeiro foi apontada como a mais conhecida pelos estrangeiros (50,4%). Como base de informação relativa ao município destacaram-se a internet e os amigos e parentes - respectivamente 44,6% e 38,2%. Independentemente da nacionalidade, a página de pesquisa GOOGLE foi a mais citada como fonte de informações em turismo. As informações gerais, de hospedagem, entretenimento e lazer, transporte e alimentação foram apontadas, por ordem de importância. O estudo demonstrou que há a atitude positiva em relação a Florianópolis, sendo a média atribuída ao município foi de 8,15. Os atributos considerados de maior importância em uma cidade turística são o meio de hospedagem e a segurança, e quanto ao grau de satisfação destacaram-se os meios de hospedagem e o atendimento ofertado no município. 95,6% do público demonstra interesse de retorno a Florianópolis e 98,5% tem potencial de indicação de Florianópolis como destino turístico. A principal motivação para a visitação, no período analisado, foi a participação em eventos –destacando-se o Iron Man-. O turista estrangeiro em Florianópolis viajou predominantemente acompanhado e 47,1% dos entrevistados aturam como decisores na escolha do destino. 75% do público encontrou dificuldades de idioma, transporte e informações. As imagens predominantes de praia e mar seguidas das pessoas do local. O avião, seguido do aluguel de veículos (27%) e do transporte coletivo (26,5%) foram os meios de transporte preferenciais dos entrevistados. Os hotéis (51%) e pousadas (18,1%) foram os meios de hospedagem mais utilizados. Os estabelecimentos de restaurantes (55,9%) foram os locais mais utilizados para realização de refeições. A visitação de praias (30,4%), realização de passeios e caminhadas (23,5%), participação de atividades do evento (21,6%) foram as principais opções de entretenimento utilizadas. A pesquisa conseguiu com êxito obter respostas de entrevistados de 28 nacionalidades, de todos os continentes. Dentre os entrevistados 38,4% eram de origem da Argentina, 24% dos Estados Unidos, 8,3% do Reino Unido e 2,9% da Alemanha e Suíça. O gênero distribuído em 57,8% do sexo masculino e 42,2% do sexo feminino. A faixa etária média era de 40 anos. Dentre os entrevistados predominaram os solteiros (50%) e casados (39,7%). A escolaridade mínima de 73,3% dos entrevistados nível superior completo e, dentre estes 27% possuem algum tipo de pós-graduação. A renda familiar média predominante é superior a U$ 2.549,52, sendo a renda de maior freqüência superior a U$3.186,89. Analisando a renda em relação a região de origem do turista, constatou-se que aqueles provenientes do Hemisfério Norte são os que dispõe de renda superior, enquanto os níveis de renda inferiores são ocupados por turistas provenientes da América do Sul. Palavras - chave: Comportamento do Consumidor; Turismo; Marketing

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