Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Dissertações > Atuação Profissional em Lazer. Análise do Profissional de Educação Física Enquanto Animador Sociocultural, Participante de Equipes de Lazer em Hotéis - 2004
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Ignácio Costa Izquierdo - <b>Instituição: </b>Universidade Metodista de Piracicaba

Atuação Profissional em Lazer. Análise do Profissional de Educação Física Enquanto Animador Sociocultural, Participante de Equipes de Lazer em Hotéis - 2004

Autor: Ignácio Costa Izquierdo

Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba

Nome do Curso: Educação Física

Orientador: Nelson Carvalho Marcellino

Banca Examinadora: Nelson Carvalho Marcellino; Pedro Paulo Araújo Maneschy; Regina Maria Rovigati Simões

Biblioteca Depositária:

Resumo:

e têm por principal objetivo analisar o papel do profissional de Educação Física, enquanto animador sociocultural, participante de equipes de lazer em hotéis; porém o trabalho aqui referido também analisa os profissionais das áreas de Turismo e Hotelaria. A pesquisa bibliográfica foi realizada no sistema de Bibliotecas da UNIMEP, a partir de técnicas de levantamento bibliográfico, através de palavras chaves; análise textual; análise temática; análise interpretativa e problematização. A pesquisa documental foi efetuada a partir de um modo de investigação com estudo comparativo utilizando-se técnicas de determinação de objetivos; elaboração de plano de trabalho; identificação de fontes; localização de fontes e obtenção de material; tratamento de dados; confecção de fichas e redação de trabalho. A técnica utilizada foi à análise de conteúdo. Para a pesquisa de campo foram utilizadas técnicas de coleta de dados através de questionários estruturados e observação participativa. Para tais análises foi utilizada a técnica de amostragem não probabilística, através de critérios de acessibilidade e representatividade. O estudo procurou responder as seguintes questões: 1) Os cursos de Educação Física, Turismo e Hotelaria, preparam seus alunos do curso de graduação para este tipo de trabalho? A análise documental, posteriormente confirmada pela pesquisa de campo, demonstra que o preparo se dá de modo precário, sem o devido embasamento teórico, ou a relação teórica prática, com raras exceções, embora nas Faculdades de Educação Física, o conteúdo físico esportivo seja trabalhado em outras disciplinas, ainda que desvinculado da área dos estudos do lazer. Isso verificado na própria bibliografia. 2) Os profissionais que já trabalham na área se baseiam no conteúdo do curso de graduação para a realização deste trabalho? A pesquisa de campo constatou uma realidade preocupante: os profissionais, ou são estudantes, ou não têm formação nenhuma, o que relata a fragilidade da formação dos cursos de origem, os que o fazem meros executores de tarefas, não participando do planejamento e construção das programações de atividades para os quais teriam de ser preparados dentro de seus cursos. 3) Quais os profissionais que devem fazer parte desta equipe? Qual a função de cada um? Embora a pesquisa bibliográfica retrate que uma equipe de lazer deva ser formada por animadores socioculturais de competência geral, com domínio em planejamento, organização dos conteúdos culturais; animadores socioculturais de competências específicas, com domínio em pelo menos um dos conteúdos culturais do lazer, além de possuir um trabalho multidisciplinar, em busca da interdisciplinaridade, a análise documental não detectou esta preocupação na formação acadêmica, e a pesquisa de campo não percebeu esta visão na observação e na mensuração dos dados obtidos através dos questionários, onde cada profissional defende sua área de atuação, sem explicar as diferentes funções de modo claro. O profissional de Educação Física poderá contribuir de modo eficaz, enquanto animador sociocultural, como participante de equipes multiprofissionais de lazer em hotéis, trabalhando com outras profissões de diferentes conteúdos culturais, intercalando teorias e técnicas, dominando em sua especificidade, e não nos seus significados socioculturais. Palavras-chave: Educação Física, Lazer, Animação Sociocultural, Atuação Profissional, Formação Profissional


 

Fim do conteúdo da página