O Desafio Estratégico do Turismo com a Adoção da Internet: A Percepção dos Executivos de Agências de Viagens de Turismo
Autor: Dione dos Santos Pereira
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nome do Curso: Engenharia de Produção
Orientador: Anatália Saraiva Martins Ramos; Maria do Socorro Gondim Teixeira
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Resumo:
No setor turístico, a Internet é um dos principais fatores de competitividade e está modificando a estrutura do setor. Os países que mais gastam em turismo são também os que têm um maior número de usuários de Internet. Os turistas estão aproveitando a abundância de material sobre os destinos na WWW e utilizando-a como fonte básica de informação. As empresas interessadas em vender na internet necessitam entender o comportamento do mercado atual e como este evoluirão nos próximos anos. No estudo, pretende-se contribuir com a análise de como se encontra o processo de adoção da Internet e quais são os novos fatores-chaves que condicionam a adoção desta tecnologia nas agências de viagens e turismo, em particular. A pesquisa de campo abrangeu amostra de 15 empresas filiadas a Associação Brasileira de Agências de Viagens. O levantamento realizado revelou que a visão estratégica da maioria das empresas não incorpora, na sua abordagem de competição externa, estratégias de tecnologias de informação e, por isso, são menos competitivas do que o novo modelo de agentes de viagens. Apesar disto, uma minoria de executivos está começando a capacitar seus funcionários para se adaptarem às pressões competitivas sem paralelo do turismo internacional.
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