Análise de programas de milhagem de empresas aéreas operando no Brasil: um estudo empírico com membr
Autor: Fernanda de Oliveira Lemme
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nome do Curso: Mestrado em Administração
Orientador: Prof. Dr. Frederico A. de Carvalho
Banca Examinadora:
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Resumo:
Análise dos programas de milhagem e seus principais benefícios do ponto de vista dos membros de diferentes programas oferecidos no mercado. Apresenta revisão bibliográfica sobre marketing de relacionamento, e contempla o histórico e a evolução dos programas de milhagem no Brasil e no mundo. Realiza trabalho de campo no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mediante a aplicação de questionários estruturados junto a uma amostra de conveniência de membros de programas de milhagem, no momento de sua viagem ao exterior. Os testes de hipótese focalizam a associação entre benefícios não-específicos e a avaliação das empresas aéreas. Conclui que o marketing de relacionamento contribui apenas para reforçar o elo de preço e é facilmente copiável pela concorrência, e demonstra que o programa de milhagem desempenha um papel de retroalimentador do processo de escolha de uma empresa aérea pelo consumidor.
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