Turismo, educação e acolhimento de qualidade: transformação de hostis à hospes em Ilhéus, Bahia
Autor: Biagio Maurício Avena
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Nome do Curso: Mestrado em Educação
Orientador: Profa. Dra. Marli Geralda Teixeira
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Análise da influência do contexto sócio-histórico-cultural regional; das representações sociais que se referem ao ser servil, ao estar a serviço de ... e sobre o estrangeiro/turista, construídas na mentalidade dos sujeitos e da Educação em Turismo, na qualidade do Acolhimento ao Turista na região sul da Bahia (Ilhéus). Nossa intenção com este estudo é propor uma Educação em Turismo como uma alternativa de melhoria do processo de acolhimento em espaços de turismo e lazer na região, e que o turista seja visto como hospes e não hostis. Ultimamente houve uma mudança no panorama econômico-social da Costa do Cacau. O declínio nos lucros desta monocultura desvelou a inadequação e o imobilismo dos sujeitos para enfrentar/superar esta nova realidade. O Turismo é uma atividade econômica que a região pode e deve abraçar para se soerguer. É de fundamental importância que as instituições públicas e privadas, a população, os profissionais envolvidos e os novos profissionais que serão formados se conscientizem e compreendam a importância desta atividade econômica e possam construir representações positivas da atividade turística e, assim, ter um comportamento de acolhida adequado, cognitiva e afetivamente, transformando a idéia que fazem do turista como hostis, em hospes. O delineamento da pesquisa foi feito segundo a metodologia descritivo-explicativa, e estudamos tanto o Sistema de Turismo (os colaboradores do departamento de hospedagem dos meios de hospedagem e os seus proprietários) quanto a Educação em Turismo (os cursos que formam, (re)capacitam e (re)qualificam os recursos humanos que já atuam no setor ou que pretendem nele atuar). A coleta dos dados foi processada por meio de instrumentos quali-quantitativos destinados à observação direta, ao registro dos depoimentos orais e à pesquisa documental. Os dados obtidos foram organizados, tabulados, analisados e interpretados à luz da técnica de Análise de Conteúdo. Assim, verificamos no contexto sócio-histórico-cultural representações sociais que impregnam a mentalidade local no que se refere à construção da idéia do turista como hostis para estabelecer a relação destas representações com a qualidade de acolhimento ao Turista. Os resultados apontam para uma inadequação afetivo-cognitiva dos sujeitos na sua atividade profissional, fruto da sua formação sócio-histórica-cultural e de lacunas na sua Educação Básica e Profissional. Ao final, apontamos algumas recomendações e propostas educacionais que conscientizem os sujeitos sobre esses aspectos e que, se implementados, poderão transformar o paradigma vigente encontrado do turista tido e tratado como hostis, devendo passar a ser considerado como hospes.
Redes Sociais