As Linguagens do Turismo. Suas Diferentes Formas de Comunicação
Autor: Diney A. N. Oliveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Nome do Curso: Mestrado em Comunicação Social.
Orientador: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória sobre as diferentes formas de comunicação verbal e não verbal na interação do turista no mundo globalizado. Levanta e analisa bibliografia sobre o processo cultural do lazer, do lúdico, do imaginário e de questões mitológicas que acompanham a evolução dos deslocamentos humanos. Desenvolve pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas, junto a turistas residentes de Porto Alegre, que viajaram à Europa pela primeira vez entre 1995 e 1997. Analisa as diversas expressões de comunicação cultural e, em especial, as linguagens do turismo, abrangendo os registros de viagem (fotografias, filmes e diários de viagem), as gramáticas (guias de viagem e mapas) e outras maneiras de comunicação dos turistas. Conclui que não basta somente compreender o significado de cada palavra, necessita-se também conhecer uma série de normas e regras do "Aprenda a Viajar".
Redes Sociais