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<b>Autor: </b>Adriana Mazeto Doro - <b>Instituição: </b>Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Avaliação das Técnicas de Comunicação em Marketing: Um Estudo das Agências deVviagens de Jundiaí, Itatiba e Bragança Paulista.

Autor: Adriana Mazeto Doro

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nome do Curso: Administração

Orientador: Francisco Antônio Serralvo

Banca Examinadora:

Biblioteca Depositária:

Resumo:

A sociedade tem vivenciado profundas transformações nestes últimos anos, principalmente em função das inovações tecnológicas. Além disso, a comunicação é um recurso chave e os serviços têm papel preponderante na economia. Esta dissertação tem como proposta principal ampliar a discussão sobre o uso do mix de comunicação em Marketing pelas agências de viagens em Bragança Paulista, Itatiba e Jundiaí. Inicialmente é apresentado um panorama geral do turismo, abordando vários conceitos e dados do setor, como o seu constante crescimento. Em seguida, foi detalhado o setor de serviços com suas peculiaridades, dando ênfase a sua intangibilidade que deve ser muito bem trabalhada nas estratégias de Marketing. Por último, foi feito um resgate histórico do Marketing, ressaltando seus pontos direcionados ao setor de serviços e turismo. Foi feita uma abordagem mais detalhada do processo de comunicação e suas ferramentas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, vendas pessoais e Marketing direto. A pesquisa mostrou que a propaganda, a promoção de vendas e o Marketing direto são as ferramentas de comunicação utilizadas com mais freqüência. Se o mix de comunicação for bem utilizado, as agências de viagens poderão proporcionar a seus clientes serviços turísticos de alta qualidade e personalização. A orientação a ser dada às agências de viagens nos próximos anos é a de se concentrar na prestação de serviços como relação diferencial entre o agente de viagens e o cliente. Para manter esse relacionamento, precisam adaptar-se aos novos tempos, à tecnologia, às exigências do mercado e à flexibilidade em negociar seus serviços. É preciso levar em conta as relações com o consumidor (customização, fidelização e qualidade) e acompanhar a evolução tecnológica e o novo perfil dos clientes, tendo em sua equipe de vendas profissionais capazes de identificar correta e rapidamente as necessidades, desejos e fantasias de seus clientes. Se hoje as agências de viagens servem a consumidores de viagens, no futuro terá de estimulá-los a viajar e satisfazê-los completamente, buscando sempre a fidelização com os consumidores finais, conhecendo seus gostos e necessidades

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