O Valor Turístico: Busca do Desenvolvimento Teórico no Escopo da Economia do Turismo
Autor: Leandro Antônio de Lemos
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Ciências da Comunicação
Orientador: Mário Carlos Beni
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Esta tese se constitui em uma proposição para a construção da Economia do Turismo. Nela, desenvolve-se o conceito de valor turístico e a construção teórica que evidencia ser este valor distinto, em sua imanência, aos conceitos existentes, na ciência econômica, de valor-trabalho e valor-utilidade. Mesmo que represente uma continuidade destes o valor turístico significa sobretudo uma ruptura, visto que sua origem está na diversidade das relações sociais e não só nas relações de produção mercantis, como requer o valor-trabalho; e vai além de ser um consumo de utilidades que estão contidas nos bens e serviços, como sustenta a teoria do valor-utilidade, porque o que mobiliza os turistas ao deslocamento não se reduz ao universo de mercadorias disponíveis em uma localidade dele distante. As análises econômicas sobre o Turismo também contêm, na sua origem, a tendência a reproduzirem uma destas duas teorias e a partir delas, criar instrumentais de investigação. O conceito de valor turístico permite, todavia, a construção de uma nova interpretação do Turismo através dos processos de agregação, transformação, chancelamento e valorização que constituem, teoricamente, o estudo da Economia do Turismo aqui proposto, que pretende ser suporte para estudos empíricos capazes de levar a resultados distintos dos métodos tradicionais da ciência econômica.
Redes Sociais