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<b>Autor: </b>Keila Crsitina Nicolau Mota - <b>Instituição: </b>Universidade do Vale do Itajaí

Qualidade da educação superior em turismo e hotelaria : análise dos cursos de graduação reconhecidos no Nordeste brasileiro - 2005

Autor: Keila Crsitina Nicolau Mota

Instituição: Universidade do Vale do Itajaí

Nome do Curso: Turismo e Hotelaria

Orientador: Josildete Pereira de Oliveira

Banca Examinadora:

Biblioteca Depositária:

Resumo:

Esta é urna tese de doutorado que tem por objetivo principal analisar a concepção dos cursos reconhecidos de graduação em turismo e hotelaria no Nordeste brasileiro ftente às exigências de qualidade elaboradas pela sociedade em suas instâncias pública e privada. Aborda a qualificação de recursos humanos em turismo e hotelaria na sociedade pós-industrial, discutindo a identidade do turismólogo e sua ernpregabilidade. Questiona sobre a qualidade e quantidade da oferta de cursos superiores de turismo e hotelaria, sua integração multidisciplinar e sua sustentabilidade na sociedade atual e futura. Aponta as questões relacionadas à qualidade na educação superior em turismo e hotelaria, conceitua e mostra os modelos referenciais da qualidade, principalmente em educação - como Tourism Education Quality (TEDQUAL), fazendo reflexões baseadas também no sistema de turismo (SISTUR), numa visão sistêmica da qualidade na educação superior em turismo e hotelaria. O estudo proposto, caracterizado como descritivo- explicativo do objeto, segundo seus objetivos, envolve pesquisas - documental e de campo - realizadas nos anos de 2003 e 2004. Apresenta resultados sobre a política de qualificação de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Turismo do Nordeste ftente à Política Nacional do Ministério do Turismo; caracteriza os nove estados do Nordeste brasileiro sob a ótica socioeconômica e geoeducacional. Segundo amostra intencional, foram identificados 20 cursos que se enquadraram nessa pesquisa, a qual apresenta resultados sobre o diagnóstico da concepção dos cursos reconhecidos de graduação em turismo e hotelaria no Nordeste brasileiro. Esse diagnóstico possibilita reflexões e propostas baseadas em análises sobre a qualidade na educaçao superior em turismo e hotelaria. A pesquisa limitou-se à região estudada e à amostra escolhida e pretende ser um instrumento que mostre a realidade encontrada nesses cursos, podendo direcionar estudos acadêmicos e ações práticas desenvolvidas pelos gestores educacionais e políticos do Brasil.

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