A comunicação e o turismo sexual: as garotas do Brasil - um olhar hermenêutico - 2007
Autor: Luciane Rosseto Ferreira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Nome do Curso: Comunicação Social
Orientador: Roberto José Ramos
Banca Examinadora: Banca
Biblioteca Depositária: Biblioteca
Resumo:
O presente estudo, um olhar lançado sobre o Turismo Sexual, nas relações promovidas pela Comunicação entre turistas argentinos e moças da comunidade, em Florianópolis, Santa Catarina, no período de janeiro a abril de 2007, contempla uma Tríplice Análise da pesquisa, através da Hermenêutica em Profundidade (HP). Para a Análise Sociohistórica, buscamos a referência das categorias Globalização, em Thompson, Turismo, em Urry, e Atrativo Turístico, em Ruschmann, como uma subcategoria. A Semiologia barthesiana, é a técnica metodológica que norteia a Análise Formal ou Discursiva, ao priorizar a produção de sentido, que se dá à luz das categorias Discurso, Estereótipo, Mito, Cultura, Poder e Imaginário. O Turismo Sexual é um problema que, para ser contemplado, requer uma referência sociocultural, portanto, não seria possível pensá-lo fora da Comunicação. Nossa tese é que a Comunicação, através das Mídias de massa, seleciona aspectos da Cultura brasileira produzidas como espetáculo, e os apresenta com destaque, exaltando uma imagem generalizada, a partir de fragmentos, e que somada aos discursos que reforçam estereótipos e mitos em relação à nação, em especial às mulheres brasileiras, alimentam o Imaginário dos turistas, promovendo o Turismo Sexual. A pesquisa trouxe à tona uma interpretação do Turismo Sexual nas relações promovidas pela Comunicação, o que poderá contribuir no fomento das discussões sobre o tema. A primeira parte do estudo apresenta uma contextualização histórica do Turismo, com vistas a uma reflexão sobre sua evolução, até chegar em Florianópolis, onde procuramos caracterizar
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