Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Teses > Turismo e favelas: necessidades e possibilidades: o caso da urbanização da favela do Dique Sambaiatuba, em São Vicente (Baixada Santista - São Paulo) - 2007
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Maria Eliza de Sales Amaral Siqueira - <b>Instituição: </b>Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Huamanas - USP

Turismo e favelas: necessidades e possibilidades: o caso da urbanização da favela do Dique Sambaiatuba, em São Vicente (Baixada Santista - São Paulo) - 2007

Autor: Maria Eliza de Sales Amaral Siqueira

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Huamanas - USP

Nome do Curso: Geografia

Orientador: Eduardo Abdo Yazigi

Banca Examinadora: Luana Lacaze de Camargo Casella

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O presente trabalho pretende contribuir para o aprofundamento das discussões em torno da questão das favelas em municípios litorâneos paulistas voltados ao turismo, fornecendo subsídios ao equacionamento das dinâmicas envolvidas, do ponto de vista das características do turismo enquanto atividade de lazer e de um processo de urbanização que considere a organização sócio-espacial e as possibilidades oferecidas pelo lugar. Observando que o crescimento das favelas nestes municípios leva ao comprometimento das condições físicovisuais, ambientais e sociais e que isto se reproduz por todo o território nacional. Toma-se como objeto de estudo o Programa de Urbanização do Dique Sambaiatuba, em São Vicente - Baixada Santista, no Estado de São Paulo, no período que vai do ano de 1990 a 2006. A partir da reflexão crítica sobre a idéia de desenvolvimento turístico sustentável, apontam-se possibilidades e necessidades relacionadas ao ambiente físico-ambiental e sócio-econômico da favela. Apresenta-se então a hipótese de que tal desenvolvimento implica em que a urbanização da favela envolva o trabalho com o plano da vida do lugar - o do cotidiano e da razão local, assim como a necessidade de incorporar programas que aliem a educação cidadã, o incentivo à economia solidária e a qualificação para o apoio ao mercado de trabalho vinculado ao turismo.

Fim do conteúdo da página