Economia em Turismo - Uma análise de suas influências sobre o comportamento dos consumidores
Autor: Beatriz Helena Belas Lage
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Doutorado em Ciências da Comunicação
Orientador:
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
A realidade observada para o setor turístico no Brasil, onde a participação da indústria do transporte aéreo é intensa, acrescida das evidências sobre o processo dinâmico de formação do comportamento do consumidor brasileiro, nos permite concluir sobre a extrema importância de se analisar algumas das principais variáveis que explicam as atitudes dos indivíduos ou que influenciam as suas decisões racionais de compra de bens e/ou serviços turísticos. O período de 1978 a 1986 representou um contínuo crescimento dos fluxos de turismo interno brasileiro, que e observado pelos aumentos consideráveis dos níveis de demanda e ofer pal que deve ser analisado esta diretamente ligado as possíveis mudanças de comportamento do consumidor, justificadas pelo descongelamento dos preços que causaram elevações consideráveis nas tarifas aéreas e pela queda do nível de renda desses indivíduos. O resultado mais importante derivado dos testes estatísticos foi o de que o efeito renda se mostrou mais significante do que o efeito preço, no que diz respeito ao comportamento da demanda por bens e/ou serviços turísticos ao longo do período analisado.
Redes Sociais