Filosofia da Formação do Profissional nas Sociedades Pós-industriais - Um Olhar para Além do Convencional: O Caso do Lazer e do Turismo
Autor: João Francisco Regis de Morais
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Nome do Curso: Educação
Orientador: Luiz Gonzaga Godói Trigo
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
As novas configurações internacionais são sentidas aos níveis econômico, político, social e cultural (globalização, novas tecnologias, desemprego estrutural, formação de blocos econômicos, conflitos étnicos e religiosos, etc.) e engendraram as sociedades pós-industriais e pós-modernas. Nessas novas sociedades houve uma profunda transformação no mundo do trabalho. Desde a análise de Karl Marx até as análises contemporâneas de Jeremy Rifkin, Robert Reich, Peter Drucker, Robert Kurz, Jean-François Lyoard, Charles Handy e Kari Albrecht, entre outros, pode-se ver claramente que, no amplo cenário internacional, o mundo do trabalho sofreu transformações estruturais profundas que alteraram inexoravelmente suas características estabelecidas durante a Revolução Industrial. Uma sociedade pós-industrial exige novos paradigmas didático-pedagógicos para o treinamento e educação dos novos profissionais e atualização e/ou reciclagem dos profissionais já estabelecidos. Além das escolas tradicionais surgem como instrumentos educacionais os meios de comunicação, as empresas, sindicatos e organizações não-governamentais. Definitivamente fica estabelecido que o processo educacional não tem um"fim".
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