Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dissertações e Teses > Teses > Marketing Estratégico e Estratégia Competitiva de Empresas Turísticas :Um Estudo de Caso da Cadeia Hoteleira Sol Meliá - 2003
Início do conteúdo da página
<b>Autor: </b>Jesus Alvarez Valdés - <b>Instituição: </b>Universidade de São Paulo (USP)

Marketing Estratégico e Estratégia Competitiva de Empresas Turísticas :Um Estudo de Caso da Cadeia Hoteleira Sol Meliá - 2003

Autor: Jesus Alvarez Valdés

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

Nome do Curso: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Área de Concentração Administração

Orientador: Geraldo Luciano Toledo

Banca Examinadora: Beatriz Helena Gelas Lage, Jorge Américo Silva Machado, Edison Fernandes Polo, Dilson Gabriel dos Santos

Biblioteca Depositária:

Resumo:

O objeto da tese está voltado para o processo do marketing estratégico e do desenvolvimento de vantagens competitivas em organizações empresariais do setor de turismo, visando à obtenção de uma posição competitiva superior, mediante a satisfação de seus clientes, dos seus diversos públicos (stakeholders) e da sociedade em que estão inseridas. O estudo incorpora, como parte de seu projeto conceitual, a análise de um modelo teórico recente sobre estratégia empresarial –Modelo Delta - e as relações que se desenvolvem entre as empresas na era da globalização. Nesse contexto de globalização, é discutido o fenômeno de internacionalização das empresas e o impacto da crescente concentração, decorrente de fusões e aquisições, que se observa atualmente no setor de turismo. O problema em estudo está mais vinculado com os países receptivos que, por suas condições naturais, especializam-se em desenvolver ofertas para receber turistas de todas partes do mundo. A metodologia da pesquisa empírica que integra esta tese é de natureza qualitativa e modalidade exploratório - descritiva, tendo por método o estudo de caso. O estudo responde aos objetivos da pesquisa acadêmica e expõe o processo de expansão da Sol Meliá na América Latina, com ênfase no Brasil e em Cuba, particularmente nas cidades de São Paulo e Havana, respectivamente. Dentre as evidências encontradas destaca-se que, no setor de turismo, aparece de forma evidente a grande evolução econômica e sócio-cultural que se está operando no mundo contemporâneo. Observou-se, ainda, que, nos próximos anos, os destinos turísticos deverão se adaptar a uma situação de competitividade extrema, em que a obtenção de lucros e a sustentabilidade dos negócios turísticos serão muito mais complexos. As empresas terão que projetar suas ofertas de forma cada vez mais diferenciada e integrada ao planejamento dos destinos turísticos, em correspondência com o desenvolvimento sustentável do setor. Deverão, ainda, ser capazes de atrair a atenção de novos turistas e reter os atuais clientes, pela inovação de suas propostas. Palavras-chave: Estratégia, Hotéis, Indústria Turística, Marketing, Marketing Turístico

Fim do conteúdo da página