Turismo na terceira idade. Um mercado em potencial
Autor: Maria Tereza Gonçalves Garcia
Instituição: Universidade de São Paulo
Nome do Curso: Doutorado em Ciências da Comunicação
Orientador: Profa. Dra. Sarah Strachman Bacal
Banca Examinadora:
Biblioteca Depositária:
Resumo:
Pesquisa exploratória sobre o turismo na terceira idade. Avalia o mercado de ofertas de turismo para terceira idade no município de São Paulo. Apresenta um panorama da velhice sob ponto de vista de sua representação social, situando as viagens turísticas como uma das opções para a expansão de seu universo cognitivo e psicológico, da sua sociabilidade e comunicabilidade, através de contatos pessoais e sociais fora dos limites de seu espaço cotidiano. Enfoca o problema da sazonalidade no turismo e seus efeitos nos setores de: comercialização, transportes, hospedagem além dos reflexos nos núcleos receptores. Sublinha a necessidade de captação de públicos que tenham disponibilidade para realizar viagens em qualquer época do ano, incluídas nessa situação estão as pessoas acima de 60 anos e as aposentadas. Baseado em pesquisas com agentes de turismo e, também, com o público de terceira idade, analisa o grau de relacionamento atual desse mercado, através do conhecimento da oferta e demanda existentes. Nas considerações finais, discute a adequação das ofertas para esse segmento etário.
Redes Sociais