Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Demanda turística doméstica

Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro - 3º trimestre de 2019


O IBGE, em parceria inédita com o Ministério do Turismo, levantou informações para apurar as características das viagens realizadas pelos brasileiros.

Apresentamos os resultados do módulo Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua - realizada no terceiro trimestre de 2019 em 72,5 milhões de domicílios no Brasil, onde, em 21,8% deles ocorreram pelo menos uma viagem.

 

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua (Suplemento Turismo)

Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado no presente informativo - turismo - foram acumulados os dados correspondentes ao terceiro trimestre de 2019.

Esta investigação, realizada, pela primeira vez, em convênio com o Ministério do Turismo, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial.

Acesse o conteúdo completo da PNAD Contínua - Turismo 2019 (IBGE) 


Estudo de Demanda Turística Nacional - 2012



Estudo de Demanda Turística Nacional - 2007



Estudo da Demanda Turística Nacional - 2002-2006



Estudo da Demanda Turística Nacional -1998



Fim do conteúdo da página