Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

D

DAC
Departamento de Aviação Civil. E o órgão do Ministério da Aeronáutica a quem cabe definir a política tarifária no transporte aéreo, de carga e passageiros dentro do Brasil.

DAILYRATE
É a tabela de preço das diárias.

DAY USE OU DAY RATE
É a tarifa especial, empregada na hotelaria, pela utilização de um quarto durante o dia. Pode ser igual ou inferior à tarifa normal e é utilizada por hóspedes que, por terem realizado uma viagem noturna, ou estarem em trânsito, na cidade, precisam recompor-se do cansaço, durante o dia.

DE HÓTEIS DE ESTAÇÃO RODO OU FERROVIÁRIA
São, geralmente, alojamentos de categorias inferiores aos de aeroporto. Sua capacidade pode variar entre 20 e 250 apartamentos. Conforme SCHWANINGER, M. (Tipologia de hotéis. São Paulo: [s.d.], mimeo, p.22) "a maioria dos hotéis de curta permanência, outrossim conhecidos pela designação de HOs, pode ser atribuída a esse grupo, embora nem todos eles sejam necessariamente situados perto de rodoviárias, muitos porém, nos portos e na área dos bairros de diversão".

DE PERNOITE (TRANSIENT)
São dois cômodos separados por banheiro e Kitchnette; público-alvo: altos executivos.

DELTA
São regiões costeiras alagadas pelas águas da desembocadura dos rios, onde também ocorrem ilhas e canais formando uma intrincada rede, havendo também uma influência moderada das correntes marinhas. Ex. Delta do Rio Tubarão no litoral sul de Santa Catarina.

DELUXE (ALTO PADRÃO)
É um hotel de alta categoria, com todos os quartos possuindo banheiros privativos e altos padrões de serviço.

DEMANDA
"... é o rol quantitativo de algum bem ou serviço que será comprado ou consumido a um determinado preço" (SMITH, 1989).

DEMANDA EFETIVA
É a quantidade de bens e serviços turísticos.

DEMANDA POTENCIAL
É a quantidade de bens e serviços turísticos que podem ser consumidos face a determinado nível de oferta e á existência de fatores facilitadores de acesso e incentivo ao consumo (EMBRATUR, 1992).

DEMANDA TURÍSTICA
É a quantidade de bens e serviços turísticos consumidos por empresas e/ou famílias, dado o nível de renda, os preços e necessidades dos consumidores (EMBRATUR, 1992).

DEMANDA/ OFERTA TURÍSTICA
É a quantidade de bens e serviços turísticos esperados, exigidos ou realmente consumidos por empresas, por indivíduos ou famílias, considerando-se o esta cultura por igual, embora cada uma delas possa ser diversificada nos seus sentidos e significados de acordo com o referencial de cada um. Para GEERTZ (1987) cultura é um conceito chave na antropologia, que ele descreve como sendo a totalidade do modo de vida de um povo; nesta relativação sobre cultura chegamos a um conceito de cultura que reúne três aspectos a serem considerados: primeiro seu universalismo - todos os seres humanos têm uma cultura que contribui e define seu caráter humano; segundo, todas as culturas têm uma coerência e uma estrutura própria que leva em conta conceitos universais e conceitos relacionados aos modelos de vida de cada um; terceiro, toda cultura reconhece a capacidade criadora dos seres humanos, que é fruto de um esforço coletivo, sentimento e pensamento humano (LISCHETTI, idem). 2. São "(...) os padrões, explícitos ou implícitos do comportamento, adquiridos ou transmitidos por símbolos, que constituem o patrimônio de grupos humanos, inclusive a sua materialização em artefatos. O aspecto mais importante de uma cultura reside nas idéias tradicionais de origem e seleção histórica - e, principalmente, no seu significado..." (SINGER, 1968).

DEMI-PENSION OU HALF PENSION
São acomodações hoteleiras que incluem continental breakfast e, ou almoço ou jantar table d'hôte, no preço do quarto. O mesmo que Modified Alan.

DEPRESSÃO
Área ou porção do relevo situada abaixo do nível do mar ou abaixo das regiões que lhe são próximas.

DESENVOLVIMENTO
uma premissa básica para o desenvolvimento sustentável. Uso sustentável dos recursos costeiros implica um balanço dinâmico ativado através de planos e mudanças socialmente justas. Pode ser ainda um alto valorem manter os recursos naturais e evitar tanto quanto possível problemas ao sistema natural que está sendo desenvolvido (TISTR, 1986).

DESENVOLVIMENTO
é a modificação da biosfera e a aplicação dos recursos humanos visando à satisfação das necessidades humanas e à melhoria da qualidade de vida do homem. Para que o desenvolvimento possa ser sustentado, deve-se levar em consideração, além dos fatores econômicos, os de caráter social e ecológico e a disponibilidade de recursos (IUCN, 1984).

DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
É o modelo de desenvolvimento que leva em consideração além dos fatores econômicos, os de caráter social e ecológico, de modo equilibrado. A partir da constatação de que os recursos naturais têm uma oferta limitada ou que podem acabar, defende a idéia de sua reposição permanente através do uso adequado ou ecologicamente equilibrado (UICN).

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável é aquele que atende ás necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável dois conceitos chaves são necessários: a) conceito de "necessidades", sobretudo as necessidades essenciais dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; b) a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender ás necessidades presentes e futuras.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
É "(...) um processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas" (CMMAD - COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1991).

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
"É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades ... Para que haja um desenvolvimento sustentável é preciso que todos tenham atendidas as suas necessidades básicas e lhes sejam proporcionadas oportunidades de concretizar suas aspirações a uma vida melhor" (Relatório Brundtland, da CMMAD). A expressão desenvolvimento sustentável na verdade representa uma versão atualizada (por pesquisadores anglo-saxãos) da expressão eco desenvolvimento (SACHS, 1994), que desde a fase inicial do ambientalismo (início dos anos 70) havia sido, até então, adotada basicamente com o mesmo sentido de sua sucessora, ou seja, como adjetivações de estilos alternativos de desenvolvimento que valorizam a conservação do meio ambiente em meio ao processo de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL / SUSTE NTABILIDADE
É a condição da relação entre o homem e ambiente na qual são levados em conta os direitos das futuras gerações á utilização dos recursos naturais; têm como pressuposto não apenas os interesses econômicos mas também aqueles sociais e as peculiaridades culturais de cada comunidade/ sociedade. O conceito de desenvolvimento sustentável é resultado das discussões sobre os limites naturais do planeta para a expansão do ritmo de utilização de recursos não renováveis, o crescimento populacional e o modelo urbano-industrial das sociedades ocidentais iniciadas na década de 70, promovidas pela ONU (SÃO PAULO, s.d.).

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO
É "(...) aquele que atende ás necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras (WORLD COMISSION OF ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT, 1987).

DESENVOLVIMENTO X CONSERVAÇÃO
A conservação e o desenvolvimento destinam-se ao homem. Enquanto o desenvolvimento procura alcançar as finalidades do homem, antes de mais nada, mediante a utilização da biosfera, a conservação procura garantir estas mesmas finalidades por meio da manutenção da referida utilização da biosfera (UICN).

DESPORTIVO
Refere-se ao deslocamento de turistas aficionados das distintas modalidades de esportes, que afluem a núcleos esportivos tradicionais com calendários fixo de eventos ou a núcleos que eventualmente sediem olimpíadas, competições e torneios. Nesse caso, o principal produto turístico é o esporte.

DIAGNÓSTICO
1. O substantivo diagnóstico, do grego diagnostik'os, significa o conhecimento ou determinação de uma doença pelos seus sintomas ou o conjunto de dados em que se baseia essa determinação. Daí, o diagnóstico ambiental poder ser definido como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área (país, estado, bacia hidrográfica ou município) para a caracterização da sua qualidade ambiental. Portanto, elaborar um diagnóstico ambiental é interpretar a situação ambiental problemática dessa área, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionados aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores socioculturais. A caracterização da situação ou da qualidade ambiental (diagnóstico ambiental) pode ser realizada com diversos objetivos. Um deles, a exemplo do que preconizam metodologias de planejamento, servir de base para o conhecimento e exame da situação ambiental, visando a traçar linhas de ação ou tomar decisões para prevenção, controle e correção dos problemas ambientais (políticas ambientais) (FEEMA, 1992). 2. É a análise e descrição atual de determinada situação em que o conhecimento baseia-se no exame do conjunto de fatos, nos dados estatísticos, nos depoimentos, etc. O fator mais importante do diagnóstico reside na apresentação de uma visão analítica do fenômeno turístico na localidade, das variáveis que a determinam e das relações mais importantes.

DIAGNÓSTICO TURÍSTICO
É a etapa do planejamento que descreve a situação atual do destino com base nos fatos, nas estatísticas e no seu histórico, obtidos pelo inventário. Ele depende da amplitude do estudo, do tipo do turismo e do local sobre o qual se realiza. O fator mais importante do diagnóstico é a apresentação de uma visão analítica do fenômeno turístico na localidade, das variedades que o determinam e das relações entre seus diversos componentes.

DIVERSIDADE
Variedade, diferença, heterogeneidade. Abundância de coisas distintas. Diferenças dentro da unidade. Numero de espécies diferentes que coincidem em algum ponto ou sob a mesma condição.

DIÁRIA
E o preço da hospedagem correspondente à utilização da UH (Unidade Habitacional) e dos serviços incluídos, por um período básico de 24 horas, observados os horários fixados para entrada (check-in) e saída (check-out).

DOUBLE (DUPLO)
E o apartamento ou cabina utilizada por duas pessoas (ver hotelaria).

DOWNGRADE
É a mudança para um tipo de serviço ou acomodação de classe inferior.

DUNAS
São montes de areia móvel depositada pelos ventos nas planícies arenosas do litoral. A ação contínua e multidirecíonal dos ventos provoca constante movimento das dunas, assim como mudanças de forma e tamanho, sendo então chamadas de dunas móveis ou -ativas. Quando estas são cobertas pela vegetação (vegetação pioneira), são chamadas de dunas fixas.

DUPLEX
É uma suíte com dois andares e ligada por escada privativa.

DUTY FREE
É o regime de aquisição - por cidadãos residentes num país estrangeiro ou chegados ao país a partir de um regime estrangeiro - de bens de consumo correntes, isentos de impostos aduaneiros. Aplica-se a lojas de aeroportos e de gares marítimas.

DUTY-FREE SHOP
São lojas nas quais não é cobrado o imposto governamental nas mercadorias. Em praticamente todos os aeroportos internacionais há essas lojas.

Fim do conteúdo da página