Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

V

VEGETAÇÃO
É o conjunto de espécies vegetais que se associam sob condições ambientais idênticas, para se constituírem em florestas (conjunto de indivíduos vegetais com forma de árvore), cambos (conjunto de indivíduos com forma de grama), etc. Estratos Verticais da Vegetação: Herbáceo=>ervas Arbóreo =:> árvores Rasteiro =:> gramíneas Arbustivo => arbustos

VEGETAÇÃO
São as distintas formas de vida vegetal (árvores, arbustos e vegetação herbácea), com suas características específicas, sua distribuição, densidade, etc.

VEGETAÇÃO PRIMÁRIA
Vegetação que evoluiu sob as condições ambientais reinantes, sem sofrer qualquer interferência do homem.

VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA
Aquela resultante da regeneração das plantas após a destruição ou retirada total da vegetação primária (vegetação original).

VIAGENS DE INCENTIVO
É uma moderna ferramenta admi-nistrativa usada em campanhas de aumento de produtividade, que oferece viagens como prêmio aos participantes mais bem sucedi- dos em troca do desempenho mostrado na obtenção de melhores resultados. (RICCI & HOLLAND, 1992).

VIDA SELVAGEM
Todos os mamíferos, aves, répteis, anfíbios não domesticados que vivem livres em seu ambiente natural.

VILAS DE FÉRIAS COMERCIAIS - CLUBES DE FÉRIAS
São concebidas como unidades autosuficientes - cabanas, bangalôs, chalés ou quartos de hotel -, mas oferecem, sob uma mesma administração, todas as instalações de um resort planejado. Uma típica relação hóspede/empregado é de 1,0/0,2. A unidade básica de alojamento é um apartamento de duas camas, com a área total e o conforto similares aos encontrados num hotel de duas ou três estrelas. As vilas geralmente fornecem ao redor de 500 a 1.000 leitos. Oferecem espaço junto á natureza, inúmeras possibilidades de diversões, práticas esportivas e recreacionais e facilitação nos contatos entre as pessoas. Pensão completa, cursos, atividades sociais e outras. Costumeiramente considerado como o primeiro hotel/clube de lazer a ser construído, na década de 70, o Club Mediterranée é quase um sinônimo dessa categoria de hospedagem. Atende, especialmente, às necessidades de: a) abandono de si mesmo, oferece uma trégua na vida rotineira e cotidiana - durante o período de férias vivesse sem pressões de qualquer ordem: dinheiro, vestuário, organização do tempo. Não há obrigatoriedade de nenhuma ordem, além de existirem equipes para cuidar das crianças, liberando os pais para participar de atividades propostas pelo clube, desde as sensoriais, como cerâmica ou tecelagem, até cursos de circo, aulas dos mais variados esportes, danças, jogos e competições recreativas; e b) medo do desconhecido - a invenção de viajar pelo sistema de inclusive tour ou forfait encontrou muito sucesso junto a uma clientela que gostaria de ser perfeitamente atendida e tranqüilizada. A fórmula do Club Méd - semanada tout compris (inclusive tour) - inaugura, também, o considerado turismo em "guetos" ou "zoológico ao contrário' -que impede o turista de sair facilmente ao exterior, bem como aos habitantes locais de penetrar em seu interior.

VISITANTES
São pessoas que se deslocam do seu local de residência para realizar viagens curtas para negócios, participar de eventos, lazer, visitar parentes ou a amigos. Caso haja pernoite, já se classifica como turista.

VOCAÇÃO TURÍSTICA DO NÚCLEO RECEPTOR
A demanda por Turismo apresenta ainda uma especificidade própria, consoante às diversas motivações, necessidades e preferências dos turistas pelo principal produto permanente ou eventual, que imprime ao Núcleo Receptor sua vocação turística e seu conseqüente poder de atração, permitindo-lhe uma afluência autodeterminada ou dirigida. Decorrem daí vários tipos de Turismo.

VOUCHER
É o cupom de serviços pela AGT ou OPERADORA. Documento que determina o recebimento de que garante a entrada no hotel ou pagamento pax's em hotéis ou serviços de traslados, emitido de qualquer serviço solicitado e confirmado.

VÁRZEA
Terrenos baixos e mais ou menos planos que se encontram junto ás margens dos rios e que durante as cheias ficam submersas.

Fim do conteúdo da página