G
GEOGRAFIA DO TURISMO
É o estudo da organização do espaço geográfico no que concerne aos processos inerentes à paisagem natural e à paisagem edificada, como compo-nentes fundamentais do turismo enquanto fenômeno social.
GEOLOGIA
Abrange o conhecimento da estrutura terrestre e dos seus processos, e da origem mineral dos solos.
GEOMORFOLOGIA
Estuda as formas do relevo terrestre e a sua configuração superficial. Os aspectos do relevo condicionam a composição e a textura dos solos, determinam a altitude, exposição e declividade.
GERAÇAO DE EVENTOS
É a criação de um evento novo visando atender às necessidades e oportunidades atuais de mercado.
GERENCIAMENTO
É uma atividade na qual tem por finalidade controlar fatores nos quais tem por influência sobre um curso de eventos nos quais os caminhos e resultados que desejamos influen- ciar a encontrar objetivos específicos. Um exem-plo de gestão ambiental é quando, por exemplo, tentamos manejar áreas florestais que foram desmatadas numa bacia hidrográfica para reduzir a erosão e para prevenir a situação de reservatórios utilizados para a irrigação (TISTR, 1986).
GESTÃO
Ação e efeito de gerir, administrar.
GOLFO
Ampla reentrância do mar para dentro da costa com grande abertura, podendo conter enseadas, sacos e baias. O golfo é a maior reentrância que as águas marinhas podem ter em relação ao continente.
GOVERNANTA
É a profissional da hotelaria, responsável pelo bom funcionamento do setor de alojamento no que se refere a limpeza, higiene, arrumação dos quartos e zonas públicas, decoração e supervisão do trabalho dos empregados de andares ou camareiras e arrumadeiras.
GRATUIDADE
É um sistema utilizado em hotelaria e transportes que consiste em isentar um elemento de um grupo homogêneo, normalmente designado "chefe de grupo" ou tour conductor, do pagamento dos serviços contratados. No transporte aéreo é usual oferecer-se um lugar grátis a cada 15 pagantes. Na hotelaria, costuma-se atribuir uma gratuidade a cada 20 participantes.
GRUTA
Caverna predominantemente horizontal com desenvolvimento superior a 50 m (denominação mais usada no sul do país).
GUEST (HÓSPEDE)
É a denominação dada ao cliente de um hotel.
GUEST RELATION
É o relações públicas interno do hotel, ajuda a solucionar os problemas e necessidades dos hóspedes.
GUÉRIDON
É uma pequena mesa, provida de rodas destinada a apoiar o serviço de restaurante, na frente dos clientes.
Redes Sociais