Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

P

PACOTE HOTELEIRO
É a oferta especial, que inclui transporte, traslados, quarto, alimentação e o uso de instalações.

PAISAGEM
Dos muitos conceitos de paisagem, interpretados por profissionais de diversas áreas, os mais atuais a definem como sendo a expressão do produto de interação espacial e temporal do indivíduo com o meio (UICN, 1984).

PAISAGEM
É o sistema geográfico formado pela influência dos processos naturais e das atividades antrópicas e configurado na escala da percepção humana. (Segundo Pierre George, 1975: Dictionnaire de la Géographie: `paisagem é a porção do espaço analisada visualmente" )

PAISAGEM
Porção de espaço da superfície terrestre apreendida visualmente. Parte da superfície terrestre que em sua imagem externa e na ação conjunta dos fenômenos que a constituem, apresenta características homogêneas e uma certa unidade espacial básica.

PAISAGEM ACIDENTADA
É identificada pela presença de relevos acidentados com fortes desníveis topográficos que oferecem contrastes em relação às áreas próximas ou circundantes. São as áreas de Chapadas, Tabuleiros, Escarpas, Depressões, Testemunhos e Canyons entre outros.

PAISAGEM CAMPESTRE OU CAMPEIRA
É Identificada em áreas abertas com terrenos mais ou menos planos e extensos (campos), ocupados por vegetação natural, por pastagens ou cultivos agrícolas entre outras atividades humanas típicas do meio rural, e apenas com vegetação arbórea em áreas localizadas (pequenos capões de floresta ou alinhamentos de mata ciliar). O que imprime o caráter de campo a esta paisagem é a característica pouco acidentada do relevo e a visualização ampla sem barreiras visuais próximas e o aspecto extensivo e monótono do uso do solo.

PAISAGEM COLONIAL
É identificada no contexto do meio rural abrangendo pastagens, cultivos e também povoados e vilarejos remotos e outras formas de assentamentos e benfeitorias humanas como residências com traços tipicamente étnicos, estradas ou caminhos, cercas e divisórias, pontes e passagens rústicas, rodas d'água (de moinhos e alambiques), capelas, estalagens de beira de estrada, escolas isoladas, fornos de carvão, estufas, etc. O que identifica as paisagens coloniais é o caráter étnico-cultural reinante nas manifestações visuais e pessoais de seus habitantes.

PAISAGEM COSTEIRA (LITORÂNEA)
É identificada pela ocorrência simultânea ou isolada de enseadas, baias, praias, penínsulas, promontórios, costões, falésias, dunas, restingas, mangues, pontais, ilhas costeiras entre outras ocorrências naturais típicas do litoral.

PAISAGEM CULTIVADA
É identificada em áreas de campo (abertas) ou mais acidentadas (vales) e com extensões e conformações variadas, onde predominam atividades humanas tipicamente agro-pastoris, tanto na forma de agricultura tradicional como de agricultura moderna intensiva. O caráter dessas paisagens é definido pelo uso agrícola mais diversificado e intensivo do solo. As tipologias paisagem campestre, paisagem cultivada e paisagem colonial podem ser percebidas também como paisagens rurais.

PAISAGEM EDIFICADA (OU CULTURAL)
É o conjunto formado pelos símbolos ou expressões culturais, pelas características físicas construídas do espaço humanizado (urbano ou rural) e seu entorno natural..

PAISAGEM ESCULTURAL (RELEVOS RUINIFORMES)
É identificada pela ocorrência de relevos esculpidos pela erosão diferenciada em rochas de diferentes constituições, proporcionando o surgimento de formas pitorescas e bizarras que caracterizam a singularidade dessas paisagens. Um exemplo notável é o de Vila Velha - PR.

PAISAGEM HIDROGRÁFICA
É identificada pela ocorrência, se não predominante, ao menos marcante na paisagem, de rios e os seus estuários, lagoas e lagunas, cascatas e cachoeiras, ou seja, de diferentes formas de superfícies d'água. No caso dos estuários e das lagunas, estes também compõem a paisagem costeira se observados no contexto da mesma.

PAISAGEM MONTANHOSA
É identificada pela presença de serras e montanhas em que predomina na paisagem o aspecto de grande movimentação do relevo.

PAISAGEM NATURAL
É o conjunto das características biofísicas de uma região: clima, geologia, geomorfologia, solo, relevo, hidrografia, flora e fauna.

PAISAGEM OCEÂNICA
É identificada pela vastidão do mar quando há um afastamento do continente suficiente para que o mesmo não seja mais percebido. As Ilhas ou Arquipélagos oceânicos e outras ocorrências como os atóis compõem também a paisagem oceânica, juntamente com a fauna aquática e aérea que se faz presente.

PAISAGEM PLANA
É identificada pela ocorrência predominante de terrenos planos e abertos numa vasta extensão de área, podendo constituir-se numa área desértica, numa área ocupada por vegetação natural ou por cultivos.

PAISAGEM PREPARADA PAISAGISTICAMENTE
E identificada através dos parques, jardins e áreas de recreação criados de acordo com concepções técnicas de arquitetura paisagística em todo o mundo. Áreas assim concebidas remontam aos parques e jardins clássicos europeus com suas formas geometrizadas e aos jardins palacianos do oriente. Mais recentemente a inspiração paisagistica e o interesse científico estabeleceram redutos verdes na forma de jardins botânicos e hortos florestais em várias cidades do mundo, onde também áreas degradadas, marginais ou subutilizadas se transformaram em espaços reconstruídos para o lazer da população e realização de eventos públicos. Constituem-se exemplos notáveis o Central Park de Nova York, o Parque Ibirapuera em São Paulo e o Aterro do Flamengo no Rio de janeiro.

PAISAGEM SUB-AQUÁTICA
É identificada no meio aquático marinho (paisagem submarina) ou em rios, lagoas ou lagunas quando a transparência e pureza das águas assim o permitem. Através da submersão nesses ambientes, vislumbram-se dimensões, perspectivas visuais, movimentos, formas e cores as mais inusitadas e singulares, proporcionando uma experiência única à percepção humana.

PAISAGEM SUBTERRÂNEA
É identificada no interior de cavernas, grutas e furnas onde a ausência de luz natural é a principal característica.

PAISAGEM URBANA
É identificada diante da constatação do meio urbanizado onde predominam as formas regulares dos elementos artificiais constituintes (edificações e outras obras de engenharia), interligados por redes e corredores geometrizados na forma de ruas, linhas férreas, viadutos, pontes, rios e canais retìficados, etc. Em meio à paisagem de aspecto artificializado marcada pelas cores neutras e pelo tom frio do conjunto dominante dos elementos urbanos, podem coexistir as áreas verdes funcionando como encraves da "natureza" isolados ou interligados pelos corredores verdes da arborização de ruas, da margem de rios e canais, além da vegetação remanescente ou introduzida encontrada em terrenos particulares. No entanto, o caráter de uma paisagem urbana por mais que nela se notabilizem os elementos verdes mencionados, será dado pela contenção visual e espacial proporcionada pelos elementos e arranjos "artificializados" que caracterizam este meio.

PAISAGEM VERDE (FLORESTAL)
É identificada no interior ou nas proximidades de florestas ou matas densas quando a percepção humana é tomada pela predominância ou domínio das formas, volumes e texturas da vegetação suas cores e seus variados matizes de verde, proporcionando uma nova experiência visual e despertando outras modalidades sensoriais térmicas, auditivas, olfativas e táteis (à percepção humana).

PAISAGÍSTICO
Refere-se à demanda por núcleos receptores cujo principal produto turístico é a paisagem, os aspectos cênicos da natureza, compreendendo-se daí todos aqueles locais em que características geográficas, ecológicas e mesológicas, combinadas, constituem o principal fator de atração.

PARADOR
É o nome pelo qual são conhecidos, na Espanha, estabelecimentos hoteleiros da rede do Estado, situados em locais de importância estratégica para o turismo e, em geral, adaptados de castelos ou monumentos de interesse histórico.

PARCEL
Mar costeiro constituído por obstáculos submersos e próximos á superfície e ás vezes emersos, que são formados por abrolho, recife e restinga.

PARTICIPAÇÃO
Prática difundida e sem conotação ideológica, indicando a associação entre a sociedade civil, Estado e população na administração pública. Pode incluir ainda iniciativa provada (FOLHA DE SÃO PAULO, 26.05.96).

PATAMAR
E uma superfície plana que interrompe a continuidade do declive de uma vertente em áreas com relevo acidentado. Seria, em analogia, o mesmo que os patamares intermediários das escadas comuns.

PATRIMÓNIO CULTURAL
É o conjunto de bens materiais, culturais, simbólicos e espirituais de uma sociedade, nos quais se incluem: os conjuntos urbanos, arquitetônicos e os sítios de valor histórico, paisagístico, arqueológico, paleontológico e científico.

PATRIMÓNIO HISTÓRICO
É a parte do patrimônio cultural que compreende as edificações os monumentos, os espaços públicos, o acervo documental e bibliográfico, o complexo artístico de uma comunidade. Pelo decreto lei 25 de 30.11.1937 que organiza o SPHAN patrimônio histórico e artístico é assim definido: "O conjunto de bens móveis e imóvel existentes no país e cuja conservação seja de interesse público quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnológico, bibliográfico ou artístico".

PATRIMÔNIO TURÍSTICO
É a disponibilidade de elementos turísticos de uma região ou país, em determinado momento, em condições de funcionar como atrativos turísticos. É formado dos atrativos turísticos, dos equipamentos e instalações turísticas e da infra-estrutura turística (EMBRATUR, 1992).

PATRIMÕNIO HISTÓRICO / CULTURAL
É o conjunto de bens materiais ou simbólicos representativos do conhecimento e da experiência de um povo (edificações, monumentos, folclore, tradições, etc.) (SÃO PAULO, s.d.).

PAX
É o código internacional para designar passageiro.

PAX
É a sigla utilizada no transporte aéreo como abreviatura de "passageiros".

PAX-SINGLE
É a expressão para designar passageiro que viaja sozinho.

PENHASCO
Grande massa de rocha saliente formando um monolito isolado na encosta de uma serra.

PENSÃO OU CASA DE HÓSPEDES
São muito populares na Europa. Constam, em geral, de dez habitações aproximadamente. Algumas oferecem pensão completa, embora a maioria proporcione exclusivamente alojamento com café da manhã apenas. Oferecem acomodações modestas. Usualmente operadas pelo proprietário, resultam geralmente da adaptação de casas ou propriedades similares.

PENÍNSULA
Segundo SUGUIO (1992) penínsulas constituem-se por massas continentais circundadas quase completamente pelas águas, sendo ligada ao continente por um estreita faixa de terra denominada de istmo

PENÍNSULA
Ponta de terra emersa cercada de água por todos os lados, com exceção do lado pelo qual a mesma é ligada ao continente. As penínsulas podem apresentar extensões locais (Península de Porto Belo - SC) a continentais (Península Ibérica, Europa).

PERCEPÇÃO
A percepção é sempre u processo seletivo de apreensão. Se a realidade é apenas uma, cada pessoa a vê de forma diferenciada; nessa forma, a visão pelo homem das coisas materiais é sempre deformada. Nossa tarefa é a de ultrapassar a paisagem como aspecto, para chegar ao seu significado. A percepção não é ainda o conhecimento, que depende de sua interpretação e esta será tanto mais válida quanto mais limitarmos o risco de tomar por verdadeiro o que é só aparência (SANTOS, 1996).

PERCEPÇÃO DA PAISAGEM
É o processo pelo qual o organismo humano se informa dos objetos e transformações que se manifestam ao seu redor. Neste processo, tem que haver primeiro uma cena capaz de estimular o observador e, ainda, o próprio observador receptivo e sensibilizado perante esta visão. A partir dai se produzirá a percepção (MOPU, 1987).

PERFORMANCE CULTURAL
Adotando a idéia de TURNER (1987), é uma orquestração de meios simbólicos comunicativos que se originam dos dramas sociais e são expressos na forma de gêneros performativos tais como teatro, concertos, palestras, ritos, rezas, cerimônias, festivais, casamentos, enfim, expressões culturais marcadas por um limite temporal, uma seqüência de programas e atividades organizado, um conjunto de atores sociais, uma platéia, um lugar e uma ocasião para ocorrer. Esta experiência pode ser observada de forma direta e é composta de uma "mídia cultural", que são meios de comunicação que incluem a linguagem falada e meios não lingüísticos tais como cantos, danças, interpretações performativas de meios simbólicos, etc. Sua característica dominante é a função poética e estética que produz nos participantes momentos nos quais a realidade fica em relevo e há uma sensação de saída do cotidiano.

PESQUISA DE MERCADO
É a pesquisa sistemática de todos os fatores que influenciam a escolha de determinado destino e a venda de serviços turísticos. Ela tem por objetivo conhecer as tendências da demanda real e potencial, saber qual a imagem do produto e apontar as técnicas de publicidade mais adequadas.

PICK-UP
E a expressão utilizada por guias de turismo e departamentos de reservas dos hotéis, para o recolhimento de passageiros.

PLANALTO
Extensão de terrenos mais ou menos planos situados em altitudes variáveis. De uma forma mais aplicativa, o termo planalto é usado para definir uma superfície elevada e mais ou menos plana, delimitada nas suas bordas por escarpas íngremes onde há predomínio dos processos de erosão.

PLANEJAMENTO
É utilizado para referir-se ao processo no qual as autoridades estatutárias e outras produzem planos e selecionam projetos de desenvolvimento (TISTR, 1986).

PLANEJAMENTO]
1. É "... o desenvolvimento de estratégias que permitam a uma organização comercial visualizar as oportunidades de lucros em determinados segmentos de mercado" (HARRY & SPINK, 1990). 2. "... um processo que consiste em determinar os objetivos de trabalho, ordenar os recursos materiais e humanos disponíveis, determinar os métodos e as técnicas aplicáveis, estabelecer as formas de organização e expor com precisão todas as especificações necessárias para que a conduta da pessoa ou grupo de pessoas que atuarão na execução dos trabalhos seja racionalmente direcionada para alcançar os resultados pretendidos" (ESTOSL & ALBUQUERQUE).

PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Planejamento que reconhece o ambiente como um sistema físico e biológico a ser considerado na consecução de seus objetivos

PLANEJAMENTO AMBIENTAL - O ORDENAMENTO TERRITORIAL COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO AMBIENTALOrdenamento do Território ou simplesmente Ordenamento Territorial, também chamado de Ordenamento Ecológico do Território ou ainda Ordenamento EconômicoEcológico do Território. Seja qual for a expressão utilizada neste caso, pode-se considerar o ordenamento territorial como um processo de planejamento voltado para a avaliação e programação do uso do solo e o manejo dos recursos naturais, em nível regional, visando preservar e restaurar o equilíbrio ecológico e proteger o ambiente. (SEDUE, [sal.]). O ordenamento territorial pode ser entendido também como um processo pelo qual se estabelece, num sentido amplo, as necessidades atuais e futuras da população e as formas de satisfazê-las.

PLANEJAMENTO FÍSICO
Estudo racional de diagnóstico, previsão e definição de soluções, aplicado a recursos territoriais com expressão espacial (elementos do meio físico).

PLANEJAMENTO TURÍSTICO
É o processo pelo qual se analisa a atividade turística de um país ou região, diagnosticando seu desenvolvimento e fixando um modelo de atuação, mediante estabelecimento de objetivos, metas e instrumentos, com os quais se pretende impulsioná-la, coordená-la e integrá-la ao conjunto macroeconômico em que se encontra inserida (EMBRATUR, 1992).

PLANO
É um documento resultante de um exercício de planejamento completo. Este contém uma análise dinâmica da situação, a declaração de objetivos, ou alvos a serem atingidos, uma descrição dos projetos e programas de ação a serem levados para atingirmos tais objetivos ou resultados. Leva em consideração o significado para serem utilizados, quem irá utilizá-los, quando e como o plano será implementado e por quem (TISTR, 1986).

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
É o conjunto de medidas, de tarefas e de atividades por meio das quais se pretende atingir as metas, o detalhamento e os requisitos necessários para a ordenação e a exploração de áreas com potencialidade turística.

PLANO DIRETOR
É um instrumento básico da política de desenvolvimento e de planejamento urbano municipal, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.

PLANO TURÍSTICO
É o documento que resume o conjunto de ações, programas e projetos propostos durante o processo de planejamento (EMBRATUR, 1992).

PLANOS DE AÇÃO
Padrões nos quais guiam as escolhas das tomadas de decisão sobre a utilização dos recursos costeiros e levam a tomar direções específicas para o gerenciamento.

PLANÍCIE
São terrenos mais ou menos planos e geralmente de baixa altitude. É uma forma de relevo geralmente extenso, cuja superfície plana ou suavemente ondulada lhe confere um caráter monótono. As planícies quanto á situação classificam-se em: marítimas ou costeiras; e continentais. No Brasil as planícies costeiras ocorrem em áreas como as de restinga ao longo do litoral. Já as planícies continentais estão representadas, por exemplo, pela grande planície amazônica e pelo pantanal mato-grossense.

PONTAL
É uma "língua" de areia e de seixos (cascalhos) de baixa altura que pode ocorrer de forma paralela, obliqua ou perpendicular á costa, podendo também ser considerada uma restinga. As vezes se prolonga sob as água em forma de banco.

PORTEIRO DE SERVIÇO
É o funcionário responsável pela portaria onde entram os empregados, prestadores de serviços, fornecedores, etc.

POTENCIAL
Capaz de se dar no futuro.

POUSADA
É o nome que se dá, em Portugal, a pequenas unidades hoteleiras localizadas em pontos estratégicos, destinadas a apoiar o turismo itinerante. Na Venezuela, são as instalações receptivas de pequena escala, localizadas nos centros povoados, áreas rurais, praias e estradas, em rotas ou circuitos turísticos administradas por uma família ou por pequenos empresários, destinadas a satisfazer a demanda de serviços de alojamento e alimentação.

POUSADA
São locais turísticos, normalmente fora do centro urbano. Predominantemente construída em partido arquitetônico horizontal. Oferece hospedagem em ambientação simples e integrada à região.

PREPAID TICKET ADVICE (P.T.A.)
1. É o aviso de pagamento prévio. Sistema muito utilizado em viagens internacionais (e também nas viagens de consultores nacionais, por ex.) quando o pagamento da passagem é feito em local diferente daquele em que o passageiro desembarcará. Este recebe um conjunto de letras e números, denominado LOC (localizador) que é como uma senha que deve ser declarada em qualquer balcão da companhia aérea emissora para a retirada da passagem. 2. Nada mais do que a aquisição e emissão de uma passagem por um cliente (Sponsor) e um local diferente de onde se encontrará o passageiro.

PRESERVAÇÃO
É a proteção rigorosa de determinadas áreas e recursos naturais considerados de grande valor como patrimônio ecológico ou paisagístico. Não admite qualquer intervenção humana no local protegido.

PREÇO NET
É o preço líquido, onde está incluso as taxas de serviço e não paga-se comissão.

PROBLEMA
É uma determinada condição de uso de um recurso costeiro que seja saliente ou importante para dois ou mais atores e nos quais é o assunto de um conflito ativo ou de algum desacordo (CRC, 1996).

PROCEDIMENTO DE ARRUMAÇÃO
É o procedimento de limpeza e organização da UHs efetuado pela camareira, com a permanência do hóspede no hotel, estando o mesmo fora da UHs.

PROCEDIMENTO DE SAÍDA
É o procedimento de limpeza e padronização das UHs, sendo este efetuado pela camareira, preparando-o para um outro hóspede.

PROCESSOS ECOLÓGICOS ESSENCIAIS
São sustentados ou influenciados pelos ecossistemas e são indispensáveis à produção de alimentos, à saúde e aos demais aspectos da sobrevivência humana e do desenvolvimento sustentado. Segundo a UICN (1984), atualmente os sistemas vitais mais impor-tantes e ao mesmo tempo mais ameaçados, são os seguintes: a) Sistemas Agrícolas; b) Florestas; c) Sistemas Costeiros.

PROCESSOS NATURAIS
Os processos naturais podem ser definidos como fenômenos químicos e físicos que dão origem às modificações na superfície da terra. Incluem desde as atividades vulcânicas até um pequeno deslizamento sobre uma encosta. Quanto a sua origem podem ser externos (meteorização,erosão, transporte e sedimentação), ou internos (movimentos tectônicos,atividades vulcânicas, metamorfismo). Quanto aos seus efeitos podem ser agrupados em processos que tendem a elevara superfícìe terrestre (tectonismos, vulcanismo), ou processos meteorológicos que tendem a desgastar a superfície terrestre (movimentos de massas, processos meteorológicos de origem química e física, erosão).

PRODUTO TURÍSTICO
1. É "(...) a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos" (MEDLIK & MIDLETON apud CONGRÉS DE L'AIEST). 2. Bem ou serviço negociado na indústria turística; pode ser unitário (passagem aérea, serviço de guia do turismo, hospedagem, etc.) ou um conjunto destes (pacote de viagem) (SÃO PAULO, s.d.).

PRODUÇÃO SUSTENTADA
O rendimento que um recurso renovável pode produzir continuamente, se administrado de forma correta.

PROGRAMA TURÍSTICO
É o conjunto de projetos, integrados entre si e vinculados por uma ou várias características comuns, cujo conteúdo está sujeito às condições de coerência, intedependência e periodicidade. Deve materializar uma ou várias metas fixadas no plano turístico do qual faz parte, constituindo uma proposta prática e aprofundada do plano (EMBRATUR, 1992).

PROJETO TURÍSTICO
É o conjunto de informações e estimativas que envolvem o detalhamento econômico, financeiro, tecnológico e administrativo, de determinado ponto ou segmento do programa estabelecido para aperfeiçoamento ou desenvolvimento de atividade turísticas (EMBRATUR, 1992).

PROMONTÓRIO
Denominação dada aos cabos quando terminam em afloramentos rochosos e íngremes à beira-mar.

PROMOTOR DE FEIRA
São empresa especializadas que prestam serviços de assessoria, planejamento e organização de feiras (EMBRATUR, 1995).

PROMOÇÃO DE VENDAS NO TURISMO
São "as medidas que visam aprimorar os contatos pessoais entre os representantes dos produtores turísticos e os compradores potenciais e otimização do contexto no qual esses contate acontecem" (KRIPPENDORF, 1980).

PROPAGANDA COMERCIAL (OU PUBLICIDADE)
É a forma de comunicação persuasiva e identificada empreendida através de meios de comunicação.

PROPAGANDA NO TURISMO
"(...) corresponde a todas as medidas, por meio dá quais os empresários e órgãos públicos tenta influenciar os turistas potenciais, sem nenhum contato pessoal, ou seja, a distância, visando ao incremento das vendas dos seus produtos' (MULLER apud KRIPPENDORF, 1980).

PROSPECÇÃO
Exame detalhado realizado com um propósito específico.

PROTEÇÃO / CONSERVAÇÃO / PRESERVAO AMBIENTAL
São expressões muitas vezes utilizadas como sinônimos, mas conceitualmente diversas; proteção tem um sentido genérico de atenção, cuidado e defesa do ambiente; conservação diz respeito a formas racionais de apropriação dos recursos naturais, baseadas na possibilidade de constinuidade dessa mesma apropriação e na manutenção ou mínima interferência nas condições ambientais; preservação relaciona-se com propostas de não intervenção humana na natureza, de defesa da sua intocabilidade (SÂO PAULO, s.d.).

PUBLICHOUSE
Estabelecimento típico inglês onde se servem bebidas alcoólicas e refeições ligeiras, dentro das limitações de horário impostas pela legislação.

PULLMAN
É o vagão de estrada de ferro, de luxo, com cadeiras reclináveis, destinadas ao transporte de passageiros, dispondo do máximo conforto.

PÂNTANO
São baixadas inundadas junto ás margens dos rios.

PÓS-MODERNIDADE
Não há consenso acadêmico sobre essa expressão difundida ao longo da década de 1980. Caracteriza-se "pela incredulidade perante o metadiscurso filosófico-metafísico, com suas pretensões atemporais e universalizantes" (LYOTARD). Seria a face cultural e ideológica das sociedades pós-industriais, profundamente marcada pela fragmentação e pelo ceticismo perante metadiscursos como a psicanálise, o marxismo, o positivismo, etc. Por isso, é vista com muito desprezo pelos marxistas ortodoxos e pelos nacionalistas conservadores.

Fim do conteúdo da página