O
OBESRVAÇÃO ASTRONÔMICA
É a atividade voltada para avistamento de fenômenos celestes, com ou sem ajuda de aparelhos (SÃO PAULO, s.d.).
OBJETIVO
É um relatório das condições para serem alcançadas ou criadas com respeito a um tema ou problema costeiro, definido sem uma referência específicas para a eficácia dos recursos ou orçamento para alcançá-lo.
OBSERVAÇÃO DE FAUNA E FLORA
É a atividade voltada para avistamento de espécies particulares (aves, borboletas, orquídeas, etc.) (SÃO PAULO, s.d.).
OCCUPANCY RATE (TAXA DE, OCUPAÇÃO)
É a percentagem de pernoites - bed-nights - vendidos, comparada com o total disponível à venda, no hotel.
OFERTA TURÍSTICA
É o conjunto de atrativos turísticos, assim como bens e serviços, que provavelmente induzirá as pessoas a visitarem especialmente um país, uma região ou uma cidade. A oferta turística compõe-se dos serviços de alojamento, de alimentação, de agenciamento, de lazer e de outros, bem como da infra-estrutura local.
OFF-HOURS
São horas livres que geralmente podem ser preenchidas por passageiros opcionais, compras, banhos de piscina etc. sempre acompanhados pelo guia.
OFF-PEAK (BAIXA ESTAÇÃO)
É a tarifa hoteleira com desconto, que se aplica na baixa estação, quando há baixa na demanda.
OILERB00KING
É a confirmação deliberada ou errada de mais reservas do que o número existente de assentos ou quartos. Atitude estimulada pelo comportamento de no show da demanda. Sistema destinado a otimizar a venda de serviços, como forma de compensar os efeitos negativos de no show. Embora vulnerável, funciona bem pelo conhecimento que os agentes de reserva têm do comportamento de tráfego, mas implica na responsabilidade do Operador (transportador ou hoteleiro) de prestar o serviço confirmado. O recurso é, muitas vezes, o up grading.
ON LINE
É o itinerário a ser voado somente com uma cia. aérea.
ONE WAY
É a expressão utilizada para caracterizar somente ida e volta, designa a inutilidade no cupom aéreo de determinado trecho.
ONG
É qualquer grupo social formalmente organizado que não tenha vínculo com o Estado; tem caráter temático (profissional ambiental, sexual, educativo, etc.) e, em geral, tem participação ativa em discussões de problemas sociais (SÃO PAULO, s.d.).
ONG'S (ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS)
Entidades independentes da administração pública. Funcionam como consultoras e, ás vezes, executoras de iniciativas que melhoram a qualidade de vida (FOLHA DE SÃO PAULO, 26.05.96).
OP - ORDEM DE PASSAGEM
É o formulário preenchido pela Agência de Viagens contra uma transportadora para emissão de passagens e outros para seu cliente.
OPERADORAS DE TURISMO
São organizações comerciais que além de comercialização de serviços são "produtoras" de serviços em grande quantidade sua principal função é operarem grande escala produtos ao mercado, facilitando a relação do agente de viagens e o consumidor - turista ou viajante.
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Parte dos processos de planejamento de usos do solo que se ocupa dos valores físicos, biológicos, geológicos, estéticos, culturais, históricos e antrópicos e das relações entre esses valores e os usos do solo (= Planejamento da Paisagem). As escalas normalmente utilizadas em estudos do meio físico em nível territorial, são as seguintes: • até 1:1.000 - (para estudos detalhados em nível de projeto); • 1:5.000 - 1:25.000 (para estudos em nível municipal); • 1:50.000 - 1:100.000 (para estudos em nível micro-regional, comarcal e regional; • 1:500.000 - 1:1.000.000 (para estudos em nível estadual e nacional).
ORGANIZADORES DE CONGRESSOS
São empresas especializadas que prestam serviços de assessoria, planejamento organização de eventos (EMBRATUR, 1995).
OVER PRICE
É o preço cobrado pelas agências de turismo sobre uma diária com preço líquido (net).
Redes Sociais